PETP e CEF promovem caminhada no Parque Estadual dos Três Picos neste domingo

Texto e fotos copiados do site do PETPClique aqui para ver o original.

A Câmara Temática de Montanhismo e Caminhada do Conselho do Parque Estadual dos Três Picos convida todos a conhecer ou retornar ao Parque no núcleo de Nova Friburgo.
Os Três Picos e o Capacete
A caminhada será realizada no dia 20 de maio de 2012, abrangendo duas das três principais trilhas do núcleo. Caixa de Fósforos e Cabeça de Dragão.
Sendo organizada pelo Conselho do Parque Estadual dos Três Picos, em parceria com o Centro Excursionista Friburguense, a Anda Macacu e o Parque Estadual dos Três Picos.

O percurso será dividido em dois estágios, sendo  o primeiro a saída às 8:30, do Núcleo Três Picos  em direção ao Vale dos Deuses.

Núcleo Três Picos
Foto do Vale dos Deuses e a Cabeça de Dragão ao fundo
Este estágio consiste em uma caminhada de aproximadamente 3,5Km em grande parte por subida em estrada de chão, com um desnível de aproximadamente 500 metros, porém não constante. Considerada leve e com previsão de 2:00 horas de duração.
Na chegada ao Vale dos Deuses o Núcleo de Montanhismo estará aberto para recepcionar os participantes e dividir em três grupos, um para permanecer no Vale dos Deuses e mais dois para seguir ao segundo estágio, Caixa de Fósforos ou Cabeça de Dragão.

A caminhada para a Cabeça de Dragão tem aproximadamente 2Km, com desnível  de 300 metros aproximadamente, com um final de costão rochoso um pouco inclinado.
Ao final avistamos todo Vale dos Deuses , quase todo o Vale dos Frades, o Vale do Jaborandi e muitas montanhas das cidades visinhas.
Cume grande e trilha comporta mais participantes.


Caixa de Fósforos
A caminhada para a Caixa de Fósforos tem aproximadamente 2,5km, com desnível de 100 metros aproximadamente, porém com subidas e decidas, com um final íngreme que necessita uso de uma corrente de uns 5 metros para auxiliar.
Ao final temos a vista parcial do Vale dos Deuses e o Vale dos Frades, alem da parte traseira dos Três Picos e Capacete e montanhas de Teresópolis.
Cume pequeno e com trilha exposta, não podendo ir muita gente, aconselhável um grupo de aproximadamente 10 pessoas.

As duas caminhadas da segunda etapa duram aproximadamente 2:00 e junto com a subida inicial caracterizam uma caminhada semi pesada.

A saída será no Núcleo Três Picos às 8:30.
Para ir de ônibus de Friburgo, tem um que sai às 6:15 da rodoviária urbana.
Previsão de um dia inteiro de atividades, com descida e retorno ao Núcleo Três Picos aprox. às 16:00.

Mapa estimado dos pontos e caminhos (não serve para uso de orientação)  
A caminhada é gratutuia, mas necessita inscrição para controle dos participantes.
Para participar ou maiores informações enviar email para cef@cef.org.br ou ligar para (22) 8127-5245.

Comentários

  1. Mathews Puga lembra de mim ? conversamos uma época sobre trilhas e tal , tenho vontade de levar o grupo ao vale dos Deuses , voce indica algum acampamento , algum guia ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sisi. O Parque Estadual Três Picos possui uma área destinada ao acampamento, que é o camping do Vale dos Deuses. O que te aconselho é entrar em contato com o Carlos Augusto Fernandes Fontão (procure no Facebook), o Gutinho, que é diretor do Centro Excursionista Friburguense e diretor da Câmara Temática de Montanhismo e Caminhada do próprio parque. Ele com certeza vai te ajudar. O telefone dele é 22 99078663.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a matéria. Evite comentários em anônimo. Favor se identificar.

Palavrões e insultos não serão aceitos.

Publicações mais lidas

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Pedra Aguda - Bom Jardim / RJ

Pico da Caledônia