Pedal deste domingo: reconhecendo o difícil percurso da Montanha Cup 2012

Matéria com conteúdo informativo sobre o evento e percurso da prova 

Domingo, 11 de março de 2012. Faltam exatamente três semanas para uma das provas mais bem organizadas e difíceis de Mountain Bike Maratona do estado do Rio de Janeiro: a 1ª etapa da Montanha Cup. A prova, que acontece há sete anos na cidade de Nova Friburgo, terá largada e chegada no distrito de São Pedro da Serra, local de grande preservação ambiental, belezas naturais e de atrações turísticas.


Toca da Onça
Faltando tão pouco tempo para o evento, a galera vai entrando em ritmo de competição. Neste domingo, 11 ciclistas compareceram ao reconhecimento oficial do percurso da prova, inclusive eu. Sob forte calor, logo no início enfrentamos a subida mais íngreme do percurso: um desnível de 300 metros, pedalando sobre lajotas e chão cimentado.

De cara pudemos perceber que o Orlando Mielli, organizador da prova, não estava de brincadeira. Teríamos pela frente um dos percursos mais duros de todas as edições da Montanha Cup. Subidas técnicas que exigiam um alto giro e descidas cheias de pedras que não permitiam soltar muito os freios.

Visual de São Pedro
Diante de belos visuais do circuito turístico São Pedro - Lumiar, passando por pontes, diversas cachoeiras e flora preservada, a galera pedalava com máxima atenção fazendo o reconhecimento da prova. O percurso está bem trancado, com muito poucas retas, o que exige dos bikers um ótimo preparo físico.

Pedalando em lugares fantásticos, como por exemplo Rio Bonito e Sibéria, fizemos uma pausa "obrigatória" na bela Toca da Onça. Oportunidade para um leve descanso, reabastecer as garrafas d'água e nos refrescar no rio do local.

O belo e refrescante rio da Toca da Onça
Galera tomando uma água
Pausas à parte, logo retornamos ao nosso pedal. Em um percurso tão duro, no mínimo cinco pneus furaram pelo caminho. Ita pelo visto não estava com sorte. Só com ele foram duas câmaras trocadas.

Atravessando uma ponte na Toca da Onça
Pedalando por algumas horas, voltamos à futura linha de chegada. Foram 50 km de reconhecimento em cerca de quatro horas, com um percurso cronometrado de 44 km. Pelo que percebi, teremos uma prova difícil, dura e extremamente prazerosa.

Altimetria do percurso (clique sobre a imagem para ampliá-la)
Está chegando a hora! Preparem-se, pois no dia 1º de abril São Pedro da Serra vai ser tomada pelos ciclistas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site ativo.com (clique sobre o link para se inscrever).

Para maiores informações, acesse o site oficial da Montanha Cup ou entre em contato pelo e-mail  orlando@montanhasports.com.br.

Realização:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descobri as aldeias da Galícia de onde vêm os Pugas

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones