Comemoração aos 100 anos de conquista do Dedo de Deus

O ano de 2012 ficará marcado na história do montanhismo brasileiro. Isso porque no dia 7 de abril, sábado, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos será tomado por diversos admiradores e praticantes do esporte em comemoração ao centenário da conquista do Dedo de Deus. 


O Dedo de Deus (1692 m), localizado na sede de Teresópolis do parque, é o símbolo do montanhismo brasileiro. A pedra foi conquista em 1912 por cinco jovens teresopolitanos (foto abaixo), feito o qual é considerado o marco do esporte no país.

Foto: Divulgação
O evento conta com uma grande programação para os dias 7 e 8 de abril. No sábado, diversos aventureiros "invadirão" o Complexo do Dedo de Deus, realizando escaladas nas pedras do Dedinho de Nossa Senhora, do Escalavrado e da Cabeça de Peixe, além, é claro, da ascensão ao próprio Dedo de Deus. Ainda no dia 7, acontece no Auditório Guarani, localizado na sede do parque da Serra dos Órgãos, amostras de filmes de montanha e a abertura da exposição histórica do Dedo. Já no domingo, às 10 horas, terá no cume do Dedo de Deus o início do culto ecumênico, programa o qual possui vagas limitadas.

Dedo de Deus - Foto: Mathews Puga
Ainda no mês de abril, além da comemoração à conquista do Dedo de Deus, o calendário de montanhismo terá uma nova atração. De 23 de abril ao dia 1º de maio, montanhistas do Brasil inteiro estarão concentrados na Urca, na cidade do Rio de Janeiro, festejando o evento que marca os 100 anos do esporte no país: a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo. A SBM conta com a presença de grandes escaladores como o estadunidense Colin Haley e os brasileiros Eliseu Frechou, Edemilson Padilha, Alexandre Portela e Sérgio Tartari.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Pico da Caledônia

Um paraíso chamado Macaé de Cima