Atletas friburguenses marcaram presença no Campeonato Estadual de Mountain Bike com excelentes atuações. Na categoria Sub-35, Isaias Teixeira consagrou-se campeão.

Em comemoração aos 150 anos da cidade de Santa Maria Madalena, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, aconteceu neste último domingo, 18, a etapa única do Campeonato Estadual de Mountain Bike Maratona 2012. Entre os mais de 100 atletas que participaram do evento, com presenças de competidores renomados como a do tricampeão brasileiro Robson Ferreira e do carioca Amarildo Ferreira, 11 eram representantes de Nova Friburgo. E os friburguenses não estavam para brincadeira.

Isaias erguendo o troféu de campeão Sub-35
Isaias Teixeira (foto), atleta que conquistou os títulos de campeão estadual de Mountain Bike 2011 nas modalidades XCO e XCM, foi o friburguense melhor colocado na competição. O membro da equipe Elite Bike Show terminou a prova com o 5º melhor tempo na classificação geral, em 02h56min, e se consagrou campeão na categoria Sub-35.

Também atletas da Elite Bike Show, João Carlos Folly e Jeferson Stroligo representaram muito bem a cidade de Nova Friburgo, ambos formando pódio em suas categorias. O primeiro, atleta sub-45, foi o 8º colocado na classificação geral e o vice-campeão em sua categoria. Jeferson, por sua vez, arrancou o 11º melhor tempo da prova e conquistou a 3º posição na Sub-23. 

Ricardinho, vice-campeão na Elite Masculina
Ricardo Peixoto (foto) competiu em uma das categorias mais disputadas e fez bonito ao terminar a prova na 2ª colocação na Elite Masculina, ficando atrás apenas da fera Robson Ferreira. Já na Elite Feminina, a triatleta Anna Clara Garcia, mais conhecida como Anninha, cruzou a linha de chegada com o 3º melhor tempo e conquistou mais um troféu para a sua galeria.

O atleta poliesportivo Eric Teles, campeão brasileiro de escalada no ano de 2010, foi o 8º colocado na disputadíssima categoria sub-30 e por pouco não arrancou um lugar no pódio. No entanto, Rodrigo Zamunaro, o Mineiro, representando Nova Friburgo, concluiu o percurso de 62 km na 5ª posição da categoria Sub-40 e garantiu o seu troféu.

Competindo na mesma categoria que o vice-campeão Sub-45 João Carlos Folly, Airton Dornelas, o Ita, completou a prova com um tempo de 03h50min e foi o 4º colocado. O veterano Paulo César Oliveira, mais conhecido como Paulo Sabiá, também fez pódio ao concluir a prova na 5ª colocação da categoria Sub-55.

Mathews e Victor minutos antes da prova
Pai e filho também competiram no Campeonato Estadual XCM 2012. O experiente ciclista Victor Puga, 46, participou mais uma vez de uma prova de Mountain Bike. Mas desta vez, carregou consigo o seu filho, Mathews Puga, atleta estreante em competições. Victor por muito pouco não alcançou um lugar no pódio sub-50, terminando a prova na 6ª colocação, quatro minutos atrás do 5º colocado. No entanto, o veterano não teve motivos para não sorrir. Além da sensação de dever cumprido ao completar a prova, viu seu filho, Mathews, fechar o pódio sub-23 na 5ª colocação.

Nova Friburgo mais uma vez mostrou a sua força no Mountain Bike a todo o estado do Rio de Janeiro, representada por 11 atletas de diferentes gerações. Na prova em que Wilian Antonio, natural de Santos Dumont / MG, consagrou-se campeão do Desafio da Serra da Fortaleza, nove ciclistas friburguenses estiveram entre os cinco melhores colocados de suas categorias no Campeonato Estadual.

Os atletas voltam a se preparar nesta semana para competir na primeira etapa da Montanha Cup, que acontece pelo 7º ano, sempre na cidade de Nova Friburgo. A prova, válida pelo ranking brasileiro de Mountain Bike, acontece no dia 1º de abril no distrito de São Pedro da Serra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Descobri as aldeias da Galícia de onde vêm os Pugas

Cachoeiras São José e Indiana Jones