Travessia São Lourenço x Cascatinha: uma aventura de tirar o fôlego

Concentração no Paissandu
Neste último sábado, 11, eu e mais quatro ciclistas formamos um grupo com o intuito de realizarmos um dos mais belos percursos da cidade de Nova Friburgo. Nossa aventura de Mountain Bike foi a Travessia São Lourenço x Cascatinha, a qual fez parte da 1ª etapa da Montanha Cup de 2009.

Esta travessia, que pode ser feita de Mountain Bike, caminhando ou em motos de trilha, se destaca por diversos motivos. O percurso, que é cheio de fortes e longas subidas, exige um bom preparo físico do atleta, além de uma noção técnica e de habilidade para passar por seus caminhos de pedras e riachos. 

Travessia feita em Mountain Bike
O roteiro é tradicionalmente conhecido por estar localizado no Parque Estadual Três Picos, o que proporciona ao aventureiro belos visuais do Pico da Caledônia (2.219 metros) e dos Três Picos de Salinas (2.316 metros), que é o ponto culminante da Serra do Mar do estado do Rio de Janeiro. O percurso possui um charme especial por possibilitar as pessoas a enxergar a Caledônia de outro ângulo, ou seja, de um modo que não pode ser visto do centro de Friburgo.

Pico da Caledônia - 2.219 metros
Anninha passando pelo deslizamento
Nosso grupo era formado por Victor Puga, Orlando Mielli, Eric Teles e Anna Clara. Nos encontramos as 08:30 no Paissandu e começamos nossa subida pelo bairro de Granja Spinelli. De cara, enfrentamos um caminho improvisado, o qual foi feito após a tragédia climática de janeiro de 2011. Após alguns minutos, saímos na estrada Friburgo Teresópolis, onde pegamos um trecho de asfalto.

Do asfalto para a estrada de chão: assim iniciamos a subida mais íngreme do percurso. Foram cerca de cinco quilômetros pedalando sob forte calor na localidade do Floresta. Ao longo do caminho, produções de agricultura tomavam conta do local, assim como alguns deslizamentos de terra.

Subida do Floresta
Como já diz o ditado popular, tudo o que sobe, desce. Deste modo, descemos até chegar novamente ao asfalto. A esta altura, já era possível avistar a gigantesca formação rochosa dos Três Picos de Salinas. Simplesmente espetacular. A maior dificuldade no momento era realizar as descidas evitando tombos, pois o visual acabava tirando as atenções de todos.

Encontro do grupo no topo do Floresta
Os Três Picos de Salinas entre as nuvens
Eric no pé de pêra
Chegando no distrito de São Lourenço, um momento de descontração e pausa. Nosso amigo Orlando Mielli solicitou uma parada obrigatória para uma refeição em pés de pêra-ferro. Automaticamente, o Campeão Brasileiro de Escalada Esportiva em 2010, Eric Teles, foi convocado a subir na árvore e pegar alguns frutos.

Dos Três Picos para a Caledônia: começamos então uma transição de visuais. Os Três Picos de Salinas foram ficando para trás e o Pico da Caledônia passava a se aproximar. Assim iniciamos a parte final de nossa travessia. Uma extensa subida de aproximadamente 8 km dentro da mata atlântica, passando por um caminho cheio de pedras, troncos e riachos, exigindo um bom preparo físico e técnica.

Subida do Caledônia
Pico da Caledônia
Mais uma vez, avistávamos lindas paisagens, tanto do centro de Nova Friburgo, quanto de Salinas. Mas não era para menos: nesta longa ascensão, enfrentamos um desnível de 471 metros e chegamos numa altitude de 1.500 metros do nível do mar. O visual tinha mesmo de ser espetacular.


Parte da formação do Caledônia
Após atingirmos o ápice do percurso, bastava-nos descer pelas estradas de chão e paralelepípedos 700 metros do Pico da Caledônia e do bairro do Cascatinha. Simplesmente demais!

Descendo e curtindo uma bela paisagem
Anninha e eu em uma longa descida
Uma façanha excepcional que todo aventureiro deveria fazer. Além da curtição, fizemos um ótimo treino de 62 km. Resumindo: uma maratona preparatória para as competições e um divertido passeio de bike com os amigos. Inesquecível!

Altimetria do percurso (Montanha Cup 2009 #1)
Abaixo mais algumas fotos do nosso treino de sábado:


Subida da Granja Spinelli
São Lourenço
Caledônia
Pedalando entre a mata atlântica


Pedra do Imperador e a cidade de Nova Friburgo
Formação rochosa do Caledônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Descobri as aldeias da Galícia de onde vêm os Pugas

Cachoeiras São José e Indiana Jones