Um dia sem carro


Repassando o e-mail que recebi do presidente da FECIERJ, Claudio Santos. Sem sombra de dúvidas, um grande evento e uma idéia muito bem pensada. O mundo realmente precisa de mais bicicletas e menos carros.

"Está chegando à hora... O Rio de Janeiro será palco do maior Evento Ciclístico da América Latina...



UM DIA SEM CARRO – Federação de Ciclismo do Estado do Rio (FECIERJ), com apoio da Secretaria de Transporte, realiza o maior evento ciclístico da América Latina  

UM DIA SEM CARRO faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz

18 de setembro


Imagine 30 mil ciclistas na orla do Rio! Um grande passeio ciclístico tomará conta do percurso entre o início do Aterro do Flamengo até a enseada de Botafogo, no dia 18 de setembro, a partir das 8h.

É quando acontece a 22ª edição do evento UM DIA SEM CARRO, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. O evento terá a duração de aproximadamente 6 horas.

Pela terceira vez na cidade Rio – as outras edições aconteceram em Niterói e em menor proporção - o evento UM DIA SEM CARRO tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização do automóvel e assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.

Fernanda Keller, madrinha do evento, e Dani Genovesi, campeã da maior competição do Ciclismo Mundial, a Race Across America de 2009, já confirmaram presença. As atletas acompanharão o passeio de cima do trio elétrico que abrirá caminho para os participantes.

O evento terá show com os atletas da modalidade freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos e sorteará 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 exemplares do livro Bicicleta - a Cara do Rio.

Para garantir a segurança, o passeio contará com 100 pessoas de apoio, cordão de isolamento e ‘caminhões vassoura’, que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, além de ambulâncias e ciclistas-médicos.

Para Claudio Santos, organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. “Em 2010 tivemos a participação de aproximadamente 25 mil ciclistas que se uniram nessa corrente. Este ano, se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, afirma.

Treze grupos de ciclistas, de diferentes localidades do Estado, se juntarão ao passeio: Barreto, Ponto Sem Réis, Rio D’ouro e Itaipu; Rio Bonito, Cachoeiro de Macacu e Maricá; Catete, Flamengo e Laranjeiras; Ilha do Governador; Nova Iguaçu e Pilares.  “Diversos municípios estão abraçando esta causa”, comenta Santos.

O Dia Mundial Sem Carro, que inspirou o nome do passeio, foi idealizado na França, na década de 1990, e conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos. 

No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no que concerne à conscientização da população e a sua mobilização. “Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, esclarece.

UM DIA SEM CARRO contará com a presença do ministro das Cidades, Mario Negromonte; o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.


Patrocínio:
Hipermercado Extra e Amazonas Bike
Apoio:
Prefeitura do Rio, Secretaria de Transportes, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Mineirinho, Botafogo Praia Shopping, SulAmérica, UFF, e Via Pedal


Serviço

UM DIA SEM CARRO
Data: 18 de setembro de 2010
Duração: aproximadamente 6 horas
Local Concentração: MAM – Museu de Arte Moderna - Avenida Infante Dom Henrique 85, (Aterro do Flamengo) Rio de Janeiro.
Hora da concentração: 8h
Hora da largada: 9h
Percurso: MAM, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo (Monumento aos Pracinhas)
Segurança: 300 pessoas de apoio, cordão de isolamento, ‘caminhões vassoura’ que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, ambulâncias e ciclistas-médicos.
Atrações: Trio elétrico e show com os atletas de freestyle Robson de Paula e Wendel Bastos
Sorteio: 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 livros Bicicleta a Cara do Rio de Julio Lopes e Claudio Santos.
Censura livre

Inscrições:
Inscrições: a partir de 1º de setembro.
Valor: R$ 5, que dará direito a camisa do evento, boné, garrafinha e um número para participar do sorteio de 20 bicicletas Caloi 21 marchas e 20 livros Bicicleta a Cara do Rio.
Locais de inscrição: breve no site www.amazonasbike.com.br

Informação para imprensa:
LEAD Comunicação
Flavia Tenório e Andréia Cony

Tel.: (55 21) 2222-9450/9348-9189


Nextel: (55 21) 7746-4714 Id: 126*41565

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Três Picos de Salinas