O curioso Cavalinho da Serra dos Órgãos

Matéria com fotos e vídeo sobre o Cavalinho - Parque Nacional da Serra dos Órgãos

É normal que todo novato na Serra dos Órgãos fique um pouco curioso sobre o Cavalinho. As informações na internet sobre o local são bem limitadas, gerando ansiedade aos "calouros" para passar pelo lugar.

A verdade é que o Cavalinho não é nada demais. É um simples lance de "escalada" em que o montanhista tem de passar de uma pedra para a outra, a última estando acima da primeira. Veja uma foto sobre o local e entenda melhor:

Foto: Mathews Puga

O que mais amedronta o aventureiro é o fato da trilha de acesso à Pedra do Sino, feita no sentido da Travessia Petrópolis x Teresópolis, ser muito estreita, além de ter um abismo ao lado esquerdo do caminho. Mas fique tranquilo, não há motivos para ficar nervoso. É muito difícil que um acidente ocorra no local, a pedra é bem grande e espaçosa para realizar esta "manobra". Mas, afinal, por que o local é chamado de Cavalinho?

Foto: Mathews Puga

O local é chamado de Cavalinho pelo motivo de o montanhista ter de passar uma perna, levantando-a, de uma pedra para a outra, o que lembra uma pessoa montando em um cavalo.

No caso de pânico ou insegurança, pode-se utilizar uma corda para o auxílio do aventureiro. Existem grampos ao longo desta trilha, o que facilita e tranquiliza qualquer pessoa. Equipamentos de escalada podem ser utilizados para uma maior segurança, como as cadeirinhas, por exemplo. Outra opção válida é passar primeiro as mochilas, o que possibilita ao montanhista mais equilíbrio e confiança.

Pretendendo Viajar? 
Vá com a AFCC Aventuras. Descontos especiais para Leitores Blog do Puga
Informações: mathewspuga@afccaventuras.com.br



Bom, não sou nenhum especialista em escaladas, mas, por já ter tido a experiência de passar pelo Cavalinho por três vezes e por saber como é ficar ansioso na travessia para chegar ao local, resolvi fazer esta matéria para poder ajudar os novatos. Espero ter ajudado e boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Três Picos de Salinas