Ciclista morre após ser atropelado por um ônibus em São Paulo

Nesta última segunda feira, 13 de junho, aconteceu mais um fato desrespeitoso a um ciclista. Antonio Bertolucci,  de 68 anos, faleceu após ser atropelado por um ônibus, na zona oeste de São Paulo. Testemunhas disseram que Bertolucci, presidente de administração do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti, passava ao lado de uma praça, perdeu equilíbrio e caiu no chão. Neste momento, um ônibus de uma empresa de turismo passou no local e atropelou Antonio.

A notícia repercutiu no país inteiro, principalmente nos telejornais, o que facilitou a organização de outros ciclistas a uma manifestação no local do acidente. 

Lamentavelmente, mais um amante das bicicletas se foi. Seria bom que a morte de Antonio fosse levada em conta e servisse de lição para os governantes deste país, os engenheiros de trânsito e para as pessoas que dirigem seus carros por todo o Brasil. Nós não podemos ficar de braços cruzados perante esta triste situação. Infelizmente não estou muito otimista quanto esta situação.

Há no Código de Trânsito Brasileiro um artigo, o 201, que não é respeitado pela maioria dos motoristas (para ser sincero, nem sei se conhecem esta lei). Ele determina que os veículos devem manter, ao ultrapassar o ciclista, 1,5 metro de distância do esportista. Provavelmente, se o motorista do ônibus respeitasse o artigo 201, Antonio Bertolucci não haveria falecido. 


Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro

Na minha última postagem, "O desrespeito pelas ciclovias e ciclistas", eu já havia alertado sobre a situação do ciclista no trânsito. Novamente, faço um apelo às autoridades para que se movimentem em relação ao ciclista e o trânsito. Os motoristas precisam ser mais prudentes e conscientes, e nós, ciclistas, não devemos deixar de pedalar por causa da imprudência dos demais.

Que vá em paz, Antonio Bertolucci. Você é mais um que se foi e que nos devem justiça. Força aos familiares e amigos do ciclista. O Blog do Puga está em luto por Bertolucci e toda esta precariedade do país. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Descobri as aldeias da Galícia de onde vêm os Pugas

Refúgio Pedra Aguda