Antiga estrada da serra de Cachoeiras de Macacu

Ontem, no dia do meu aniversário, fui dar um pedal com meu pai na antiga e extinta estrada que ligava os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, ao lado de uma linha férrea. Por ser um caminho abandonado, a vegetação tomou conta do lugar, mas ainda assim o chão continua sendo de asfalto.

Pegamos nossas bicicletas de Mountain Bike e começamos a pedalar pela estrada de chão da fábrica Ypu e, por lá, fomos até a localidade de Debossam.





Mury

Debossam

Entramos na estrada mas não pedalamos por muito tempo pois a trilha já estava próxima. Localizada no alto da serra, com 1.079 metros, ela está "escondida" atrás de um posto policial.

A antiga estrada possui rios e cachoeiras ao longo de seu percurso, inclusive é possível fazer uma travessia - Nova Friburgo x Cachoeiras de Macacu - por dentro de um rio. Depois de um trekking, sairá na localidade de Boca do Mato, próximo ao  pedágio e da cachoeira Sete Quedas. Particularmente eu recomendo realizarem este percurso, pois já fiz em duas oportunidades e foi simplesmente sensacional. Uma aventura extremamente radical, emocionante e refrescante.

Sem mais delongas, já estávamos descendo parte da serra em meio à mata atlântica.

João e Marcos me acompanharam em outro dia


Victor Puga

Pico da Caledônia


Esta mata possui uma fauna e flora exuberante e, com sorte, podem ser encontrados animais exóticos. Infelizmente não apareceu nenhum pelo caminho, mas tudo é lindo de se ver por lá.







Fim da "linha" e pausa para descansar e comer uma barrinha de cereal, além de nos hidratar, pois o calor era intenso. Mas não é porque a trilha acabou que não curtimos visuais exuberantes. A natureza ao redor da estrada é muito rica e, em dias limpos, é possível observar toda a serra até a cidade do Rio de Janeiro.




De volta pra casa, mais belos visuais. A Pedra das Duas Pedras ainda estava lá, mesmo com seus desabamentos.

Pedra das Duas Pedras


Confira abaixo um vídeo com trechos da pedalada na antiga linha férrea:

Comentários

  1. Essa região é muito linda! Pena que é pouco valorizada pelos governantes!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Deveriam explorar muito mais os valores de cada parte da região. Cada lugar lindo e preservado que muita gente não conhece. Mas, claro, que continue assim para sempre: uma mata preservada e rica em beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,esse lugar é lindo e a trilha show de bola.Tbm já fiz essa trilha varias vezes e to doido pra ir novamente.Quem nunca fez não sabe o q ta perdendo.Curtir a natureza não tem coisa melhor.

      Excluir
  3. Lindas fotos de Cachoeiras de Macacu. Tenho uma página de Cachoeiras no Facebook, posso usar algumas delas? (dando os devidos créditos, claro!). Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Meu nome é Moisés "Barão" e tenho um projeto sobre moto-turismo, que agora estarei também agregando o cicloturismo.
    Muito bacana esta pedalada. Vocês poderiam passar as coordenadas para esta pedalada? Dá para deixar o carro em algum ponto, fazer esta trilha e depois retornar para o mesmo ponto sem grandes dificuldades?
    Um grande abraço, e Deus os abençoe, sempre.
    Segue meu email: de.moto.pelo.interior@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moisés, tudo bem? Obrigado por sua visita e comentário, seja bem-vindo sempre!

      Não tenho a coordenada porém é possível encontrar alguns tracklogs no wikiloc - futuramente estarei disponibilizando também em nosso sites.

      Quanto ao carro, você pode deixar estacionado na região de Boca do Mato (próximo à entrada do Parque Estadual Três Picos - Sede Jequitibá) ou próximo à Patrulha da Polícia em Alto da Serra (Nova Friburgo). Basta escolher o melhor ponto para sua logística e, caso precise, poderá tomar um ônibus da 1001 que faz o trecho Boca do Mato x Debossan (Alto da Serra) e termina na Rodoviária Sul em Friburgo, no bairro Ponte da Saudade.

      Qualquer dúvida só entrar em contato. Grande abraço do Puga!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a matéria. Evite comentários em anônimo. Favor se identificar.

Palavrões e insultos não serão aceitos.

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Um paraíso chamado Macaé de Cima