Escalavrado - Teresópolis

Ontem, sábado, 17, fomos à Teresópolis para subir o Escalavrado, uma pedra muito interessante que fica ao lado do Dedo de Deus, localizado na Serra dos Órgãos. Registrei diversos momentos com a minha câmera fotográfica. Confira abaixo as belas fotos e os relatos desta aventura.

Escalavrado

Organizamos um grupo para a subida deste na comunidade "Travessia Petrópolis-Tere", pelo Orkut, e 14 pessoas compareceram. Um grupo muito bom, em número e pela personalidade de cada um.


O sub-grupo que saiu de Nova Friburgo eram de 4 pessoas. Eu, Marcelo Puga, Marcelinho e Eroildo. Nos encontramos às 5 horas da manhã e partimos para Teresópolis.

Ao chegarmos na cidade vizinha, paramos no mirante para tirar-mos algumas fotos e sentimos aquele frio típico da serra. Logo depois nos encontramos com o restante do pessoal que veio do Rio e Niterói.

Marcelinho, eu, Eroildo e meu tio Marcelo

Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe


Pretendendo Viajar? 
Vá com a AFCC Aventuras. Descontos especiais para Leitores Blog do Puga
Informações: mathewspuga@afccaventuras.com.br


Após nos encontrar-mos, começamos a trilhar pela pedra. Um começo íngreme e que exigia preparo físico e uma certa noção de escalaminhada.




Como ninguém nunca havia subido o Escalavrado, pensamos que era para nós seguirmos os grampos, e assim fomos. Estávamos cada vez em uma maior inclinação e enfrentando grandes dificuldades. Foi necessário a utilização de uma corda e, depois de uma hora e meia de escalaminhada - mais escalada do que caminhada -, os grampos sumiram. A trilha simplesmente não existia. O que desconfiávamos se confirmou: estávamos no lugar errado, em uma via de escalada chamada Aperitivo, 5 VI E3.

Foto: Eroildo Quinta
Rapelamos o trecho que utilizamos a corda e resolvemos procurar outra entrada para a subida do Escalavrado. Para a nossa surpresa, estávamos mesmo na entrada certa.

Por volta de meio dia, após ligarmos para um amigo do Eroildo que sabia o caminho, descobrimos a trilha. De forma prudente, resolvemos não subir. Estava muito quente e provavelmente não daria tempo de nos aventurarmos de forma segura antes do pôr do sol.

Dedo de Deus e Cabeça de Peixe

Dedo de Deus

Cabeça de Peixe

Mesmo não conseguindo chegar ao cume, valeu a pena. O lugar é fantástico, o dia estava perfeito e todos curtiram o pedaço de escalaminhada. Deu para suar!

Nesta aventura utilizamos botas e roupas impermeáveis, mochilas de ataque e uma corda de escalada.

Via Infinita Highway - Escalavrado

Santuário Ecológico - PARNA-SO

Eu e meu primo - Serra dos Órgãos atrás

Comentários

  1. Maneiro teu blog, mlk, e foi isso mesmo, boa descriçao dos fatos. Mas tem problema nao , agente sobre ainda esse escalavrado. vlw abs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog, isso ai vamos divulgar nosso esporte e a nossa cidade, um abraço eroildo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a matéria. Evite comentários em anônimo. Favor se identificar.

Palavrões e insultos não serão aceitos.

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Três Picos de Salinas