Caixa de Fósforo - Três Picos de Salinas

No feriado de Tiradentes, eu, Ferrugem e Marcelinho fomos nos aventuras no Parque Estadual Três Picos. Nossa programação era acampar no Vale dos Deuses e subir a pedra da Caixa de Fósforo. Pegamos um dia lindo, com poucas nunvens no céu, um clima agradável e o parque estadual cheio de alpinistas. Com nossa câmera fotográfica, registramos belas imagens e momentos. Confira as fotos e os relatos abaixo.

Caixa de Fósforo

Pegamos o ônibus de 5h20min no centro de Friburgo para São Lourenço. Chegamos lá às 6h16min e começamos nossa caminhada para a Caixa. No caminho, conseguimos uma carona de dois teresopolitanos que estavam indo rumo à via Leste. Nossa caminhada retornou na sede do parque. Às 8 horas chegamos  ao Vale dos Deuses, local destinado pelo parque ao camping.

O percurso se tornou mais pesado devido ao peso das mochilas. Afinal, é essencial estar equipado e protegido do frio e de possíveis mudanças climáticas. Assim, tivemos que carregar diversos equipamentos de montanhismo, como botas e roupas impermeáveis, isolantes térmicos, fogareiro, barracas para camping, mochilas cargueiras e uma corda de escalada para "brincarmos".

Ferrugem e Marcelinho na entrada do Vale dos Deuses

No local encontramos poucas barracas. Arrumamos nossas coisas, levantamos acampamento, deixamos nossas cargueiras e partimos rumo à pedra da Caixa de Fósforo.

A trilha para a Caixa é bem íngrime, possui um trecho com uma corrente e outra parte com uma corda, chegando na Caixa. Demoramos meia hora da base até a caixinha.

Debaixo da Caixa de Fósforo

Descemos correndo pela trilha, num forte calor. Chegamos no Vale dos Deuses mortos de fome. Pegamos o fogareiro e preparamos nosso almoço. Como já era de se esperar, montanhistas de diversas partes do país e até do continente começaram a chegar ao local. Dois alpinistas de Campinas partiram para a via Rodolfo Chermont, no Capacete. Eu e Ferrugem ainda tomamos um banho num riacho, enquanto Marcelinho foi para a via CERJ.

Pretendendo Viajar?
Vá com a AFCC Aventuras. Descontos especiais para Leitores Blog do Puga
Informações: mathewspuga@afccaventuras.com.br

O Sol foi se pondo e começamos a pegar lenha para a nossa fogueira. A serração começou a tomar o Vale dos Deuses.

E, quando anoiteceu, não deu outra. Em uma noite com um clima "diria até que legal", acendemos a fogueira ao som de raggae, comemos muita pinha e contamos várias histórias. Resumindo: o tradicional e gostoso clima entre montanhistas.

E lá para as 22 horas fomos dormir.

Acordamos umas 9 horas, arrumamos tudo, guardamos os nossos equipamentos nas cargueiras, tomamos café da manhã e nos aprontamos para voltar à nossas casa.

Camping Vale dos Deuses

Chegando no abrigo, uma parada básica para tirar uma foto dos gigantes Três Picos e Capacete.

Três Picos e Capacete

Após uma hora de caminhada do Vale dos Deuses ao ponto de ônibus, era só esperar o nosso transporte coletivo e caro para nos levar até em casa.

• Confira abaixo o vídeo da nossa aventura: