Abertura da Temporada de Montanhismo 2010

No dia 25 de abril, a FEMERJ - Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro - realizou a 23ª Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM).

O pessoal do CEF - Centro Excursionista Friburguense - fechou uma van para o evento, que aconteceu na Praça General Tibúrcio, localizada na Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro. Neste ano de 2010, a ATM passou a constar no calendário de eventos oficiais da cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Marcelo Brasil - Barracas dos centros excursionistas na ATM
Saímos de Nova Friburgo às 6 horas da manhã e o tempo não estava nada bom. Mas ao chegar ao Rio, tudo ficou com a cara da cidade Maravilhosa.

O evento não foi tão badalado quanto se esperava. Poucas pessoas, cerca de 10 a 12 tendas de diversos clubes excursionistas e uma organização que deixou a desejar. Diversos clubes excursionistas marcaram presença no local. Dentre eles, o Grupo Excursionista Agulhas Negras, o Centro Excursionista Teresopolitano e também o Petropolitano.

A ATM 2011 também proporcionou promoções e oportunidades de compras de equipamentos de escalada e montanhismo com ótimos preços. Foram sorteados cordas, cadeirinhas (baudrier), freios, capacetes, sapatilhas, entre outros tipos de produtos.

Um dia tão lindo, com um evento destinado especialmente aos montanhistas, não poderia ter outro resultado: muitos alpinistas escalando o Pão de Açúcar e pedras envolta da praça.

Pão de Açúcar
Quem não escala, teve como atração as trilhas da Urca. O Pão de Açúcar, como já é de se esperar, recebeu diversos turistas. Espanhóis, estadunidenses, franceses e japoneses visitavam o ponto turístico.

Miquinhos roubaram a cena durante as trilhas
Por lá encontramos Marcelo Brasil e Alencar Amaral, dois companheiros de trilha.

Alencar, Marcelo Brasil, Marcelo Puga e eu
Conversamos bastante com eles, com os bondinhos subindo e descendo a toda hora. Afinal, este é o espírito da ATM, proporcionar o encontro de montanhistas.

Bondinhos do Pão de Açúcas
Uma ótima programação para se fazer novas amizades, encontrar os amigos e conhecer novos centros excursionistas e suas programações. De fato, a ATM é um evento importantíssimo para o calendário do montanhismo.

Infelizmente eu me esqueci de levar a minha câmera fotográfica, sendo assim não pude fotografar e registrar as belezas da Urca e da ATM 2010.

Um abraço a todos e até o próximo evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pico da Caledônia

Cachoeiras São José e Indiana Jones

Três Picos de Salinas